top of page
Search
  • mikepeterson825

Skype скачать: como baixar e instalar o Skype no seu computador ou celular



Estrutura da célula bacteriana: uma visão geral




As bactérias são organismos microscópicos que pertencem ao domínio dos procariontes, o que significa que não possuem um núcleo verdadeiro e outras organelas ligadas à membrana. As bactérias são onipresentes na natureza e desempenham papéis vitais em vários processos biológicos, como decomposição, ciclagem de nutrientes, simbiose e patogênese. As bactérias também possuem uma notável diversidade de formas, tamanhos e estruturas que refletem sua adaptação a diferentes ambientes e funções.


Neste artigo, vamos explorar as principais características da estrutura celular bacteriana e compará-las com as de células eucarióticas, como as células humanas. Também discutiremos algumas das pesquisas atuais e aplicações da biologia celular bacteriana em vários campos.




bacterial cell structure ppt download



Morfologia celular




Uma das características mais notáveis das bactérias é a sua morfologia (forma). As bactérias podem ter várias formas, como cocos (esferas), bacilos (bastonetes), espirilos (espirais), vibriões (bastonetes curvos) ou filamentosos (cadeias longas). Algumas bactérias também podem mudar de forma dependendo de suas condições de crescimento ou fases do ciclo de vida. Por exemplo, Caulobacter crescentus pode formar uma célula em forma de pedúnculo com um suporte em uma das extremidades ou uma célula enxameadora com um flagelo em uma das extremidades.


A forma das bactérias afeta sua função e adaptação de várias maneiras. Por exemplo, as bactérias esféricas têm uma alta relação superfície-volume, o que lhes permite trocar nutrientes e resíduos de forma mais eficiente. Bactérias em forma de bastonete têm uma relação superfície-volume menor, mas podem se mover mais rapidamente através de fluidos ou meios porosos. Bactérias em forma de espiral têm uma vantagem em nadar em ambientes viscosos ou aderir a superfícies. Bactérias filamentosas podem formar estruturas ou redes complexas que aumentam sua sobrevivência ou comunicação.


Estruturas da superfície celular




As bactérias têm várias estruturas na superfície celular que as ajudam a sobreviver e interagir com o ambiente.Algumas das estruturas mais comuns são:


  • Parede celular: Uma camada rígida que envolve a membrana celular e fornece forma, resistência e proteção à célula. A parede celular é composta principalmente de peptidoglicano, um polímero de açúcares e aminoácidos que forma uma rede semelhante a uma malha. A parede celular também determina a propriedade de coloração de gram das bactérias: as bactérias gram-positivas têm uma espessa camada de peptidoglicano que retém o corante roxo, enquanto as bactérias gram-negativas têm uma fina camada de peptidoglicano que é coberta por uma membrana externa que contém lipopolissacarídeos (LPS) que repelem o corante.



  • Membrana celular: Bicamada fosfolipídica que separa o citoplasma do ambiente externo e regula o transporte de moléculas através dele. A membrana celular também contém várias proteínas que desempenham funções como produção de energia, transdução de sinal, secreção ou transporte.



  • Flagelo: Apêndices longos e finos que se projetam da superfície celular e permitem a motilidade girando no sentido horário ou anti-horário. O número, a localização e a disposição dos flagelos variam entre as diferentes bactérias. Por exemplo, algumas bactérias têm um único flagelo em um pólo (monótricas), algumas têm um único flagelo em ambos os pólos (anfítricas), algumas têm múltiplos flagelos em um pólo (lofótricas) e algumas têm múltiplos flagelos por toda a superfície da célula (peritríquias).



  • Pili: Projeções curtas semelhantes a pelos que se estendem da superfície celular e medeiam a fixação, conjugação ou motilidade contraída. Os pili são compostos de subunidades de proteínas chamadas pilinas que são montadas por máquinas especializadas na membrana celular. Os pili podem ser classificados em dois tipos: pili sexual e pili tipo IV. Os pili sexuais estão envolvidos na conjugação bacteriana, que é a transferência de material genético entre bactérias. Os pili tipo IV estão envolvidos na motilidade contraída, que é uma forma de movimento que envolve a extensão e retração dos pili.



  • Cápsulas: Camadas gelatinosas que envolvem a parede celular e fornecem proteção, adesão ou virulência à célula. As cápsulas são compostas de polissacarídeos, proteínas ou ambos, e podem variar em espessura, composição e estrutura entre diferentes bactérias. As cápsulas podem prevenir a desidratação, a fagocitose ou a penetração de antibióticos, bem como facilitar a formação de biofilme ou a invasão do hospedeiro.



Componentes citoplasmáticos




As bactérias possuem vários componentes em seu citoplasma que desempenham funções essenciais em seu metabolismo e genética. Alguns dos componentes mais importantes são:


  • Nucleóide: Uma região no citoplasma que contém o cromossomo bacteriano, que é uma molécula de DNA circular que carrega a maior parte da informação genética da célula. O nucleoide não é envolvido por uma membrana, mas é organizado por proteínas que compactam e segregam o DNA durante a divisão celular. O nucleóide também contém RNA e enzimas que estão envolvidas na transcrição e replicação.



  • Plasmídeos: Moléculas pequenas e circulares de DNA que são separadas do cromossomo e podem se replicar independentemente. Os plasmídeos geralmente carregam genes que conferem vantagens à célula, como resistência a antibióticos, produção de toxinas ou vias metabólicas. Os plasmídeos podem ser transferidos entre bactérias por conjugação ou outros mecanismos.



  • Ribossomos: Complexos de RNA e proteínas que sintetizam proteínas de acordo com o código genético. Os ribossomos são compostos de duas subunidades: uma subunidade grande (50S) e uma subunidade pequena (30S) em bactérias. Os ribossomos podem estar livres no citoplasma ou ligados à membrana celular ou outras estruturas.



  • Inclusões: Grânulos ou vesículas que armazenam ou acumulam várias substâncias no citoplasma. As inclusões podem ter diferentes funções dependendo de sua composição e localização. Por exemplo, algumas inclusões armazenam carbono (glicogênio), nitrogênio (cianoficina), fosfato (polifosfato) ou enxofre (glóbulos de enxofre). Algumas inclusões contêm gás (vacúolos de gás) que fornecem flutuabilidade à célula.Algumas inclusões contêm ferro (magnetossomos) que orientam a célula ao longo dos campos magnéticos.



Comparação com células humanas




As células bacterianas diferem das células humanas em vários aspectos que refletem sua história evolutiva e adaptação. Algumas das principais diferenças são:


células bacterianascélulas humanas


Procarióticoeucariótica


Sem núcleo ou organelas ligadas à membranaNúcleo e organelas ligadas à membrana


Cromossomos circulares e plasmídeosCromossomos lineares e sem plasmídeos


Tamanho menor (0,5-5 micrômetros)Tamanho maior (10-100 micrômetros)


Diversas formas e estruturas de superfíciePrincipalmente células esféricas ou cúbicas


fissão bináriaMitose e meiose


Transferência horizontal de genesTransferência vertical de genes


Taxa de crescimento mais rápida (minutos a horas)Taxa de crescimento mais lenta (horas a dias)


Reprodução assexuadaReprodução sexuada


Mais adaptável às mudanças ambientaisMais estável em condições constantes


As diferenças entre células bacterianas e células humanas representam alguns benefícios e desafios para o estudo de células bacterianas para saúde e doença humana. Por um lado, as bactérias podem ser modelos úteis para a compreensão de processos celulares básicos, como replicação, transcrição, tradução e regulação do DNA. As bactérias também podem ser exploradas para a biotecnologia, como a produção de medicamentos, enzimas ou biocombustíveis. Por outro lado, as bactérias podem causar infecções, doenças ou resistência a antibióticos em humanos e outros animais. Portanto, é importante entender os mecanismos de patogênese bacteriana, virulência e imunidade. Conclusão




A estrutura da célula bacteriana é um tópico fascinante que revela a diversidade e a complexidade desses organismos microscópicos. As bactérias têm várias formas, tamanhos e estruturas que lhes permitem sobreviver e interagir com o ambiente. As bactérias também possuem diferentes componentes em seu citoplasma que desempenham funções essenciais em seu metabolismo e genética.As bactérias diferem das células humanas em vários aspectos que refletem sua história evolutiva e adaptação. A biologia da célula bacteriana tem muitas implicações para a saúde e doenças humanas, bem como para a biotecnologia e a biologia sintética.


perguntas frequentes




Qual é a diferença entre bactérias gram-positivas e gram-negativas?




A diferença entre bactérias gram-positivas e gram-negativas é baseada na estrutura de sua parede celular. As bactérias Gram-positivas possuem uma espessa camada de peptidoglicano que retém o corante púrpura quando coradas com coloração de Gram. As bactérias gram-negativas possuem uma fina camada de peptidoglicano que é coberta por uma membrana externa que contém lipopolissacarídeos (LPS) que repelem o corante. A diferença na estrutura da parede celular afeta a suscetibilidade das bactérias a antibióticos, detergentes ou componentes do sistema imunológico.


Como os antibióticos afetam a estrutura da célula bacteriana?




Os antibióticos são substâncias que podem matar ou inibir o crescimento de bactérias, visando componentes específicos de sua estrutura celular. Por exemplo, alguns antibióticos interferem na síntese ou reticulação do peptidoglicano, o que enfraquece a parede celular e causa lise. Alguns antibióticos perturbam a integridade ou função da membrana celular, o que afeta o transporte de moléculas ou a produção de energia. Alguns antibióticos inibem a atividade ou a montagem dos ribossomos, o que impede a síntese de proteínas.


Como as bactérias se comunicam entre si e com outros organismos?




As bactérias se comunicam entre si e com outros organismos usando sinais químicos, como hormônios, feromônios ou moléculas de detecção de quorum. Esses sinais podem regular a expressão gênica, coordenar o comportamento ou modular as interações entre as bactérias ou entre as bactérias e seus hospedeiros. Por exemplo, algumas bactérias produzem moléculas de detecção de quorum que se acumulam no ambiente e desencadeiam mudanças na expressão gênica quando atingem um determinado limite.Isso permite que as bactérias percebam sua densidade populacional e coordenem atividades como formação de biofilme, produção de fator de virulência ou bioluminescência.


Como as bactérias evoluem e se adaptam a ambientes em mudança?




As bactérias evoluem e se adaptam a ambientes em mudança usando vários mecanismos de variação e seleção genética. Por exemplo, algumas bactérias podem sofrer mutações em seu DNA introduzindo erros durante a replicação ou reparo. Algumas bactérias podem recombinar seu DNA trocando segmentos de DNA entre cromossomos homólogos ou plasmídeos. Algumas bactérias podem adquirir novo DNA por transferência horizontal de genes de outras fontes, como vírus, plasmídeos ou outras células. Esses mecanismos podem gerar diversidade e novidade nos genomas e fenótipos bacterianos.


Como podemos usar células bacterianas como modelos para biologia sintética e biotecnologia?




As células bacterianas podem ser usadas como modelos para biologia sintética e biotecnologia, projetando-as para desempenhar novas funções ou produzir novos produtos. Por exemplo, algumas células bacterianas podem ser modificadas para expressar genes estranhos de outros organismos ou genes sintéticos projetados por humanos. Algumas células bacterianas podem ser programadas para detectar e responder a estímulos ou sinais específicos. Algumas células bacterianas podem ser montadas em sistemas ou dispositivos artificiais que executam tarefas ou cálculos complexos. 0517a86e26


4 views0 comments

Recent Posts

See All

Lokicraft 2 download uptodown

Como baixar o jogo LokiCraft de graça Você adora construir e explorar mundos sandbox? Você quer liberar sua criatividade e imaginação? Você quer jogar um jogo semelhante ao Minecraft, mas gratuito? Se

bottom of page